Técnica FUT

FUT (transferência de unidades foliculares) é a técnica cirúrgica que consiste na remoção de uma faixa do couro cabeludo na região posterior e laterais da cabeça (região occipital, parietal e temporal) de largura e comprimento que dependem da necessidade da área receptora (local do enxerto capilar), condições da área doadora (flacidez, elasticidade), e da quantidade de unidades foliculares que podem ser retiradas sem deixar cicatrizes patológicas. A área doadora deve ser tratada de forma a deixar cicatrizes mínimas, inaparentes que ficam totalmente camufladas pelo crescimento do cabelo. Utilizamos a sutura tricofítica que tem por finalidade deixar uma cicatriz camuflada e com excelente aspecto estético, com crescimento do pelo no local da cicatriz.

Após o tratamento da área doadora os folículos são preparados em enxertos com microunidades que podem conter de um a quatro folículos. Esses folículos, após preparados adequadamente sob visão de microscopia ótica, por uma equipe treinada e capacitada, são enxertados em toda área de calvície preenchendo o espaço vazio ou área de alopecia. Na região frontoparietal , entradas, esses folículos são colocados de forma sinuosa imitando-se a linha de implantação natural do cabelo nessa região, com enxertos de um folículo, com objetivo de manter uma linha anterior com aparência  natural. Após a confecção da linha anterior e em outras regiões utiliza-se enxertos contendo de 2 a 4 folículos com objetivo de aumentar a densidade e encobrir uma maior área.  Após três semanas existe a queda do pelo que retoma o seu crescimento definitivo após três meses, e após seis meses podem ser programadas novas sessões de acordo com a necessidade de cada caso.

No pós-operatório é realizado um curativo oclusivo que é mantido por 24 horas, podendo-se também manter a área exposta. Após 24 horas faz-se a retirada do curativo oclusivo e inicia-se o curativo exposto apenas com antissépticos. São prescritos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos assim como são dadas todas as orientações necessárias para um correto restabelecimento. Os curativos assim como as revisões cirúrgicas são realizados no consultório médico de acordo com a necessidade ou programação.

Utilizamos o plasma rico em plaquetas, que é obtido do sangue do próprio paciente, que contem fatores de crescimento plaquetário. Assim, conservamos o folículo com objetivo de aumentar o número de unidades foliculares preservadas e obter maior integração destas e maior densidade, proporcionada pela pega de um maior número de enxertos. Utilizamos também sessões de laser para estimular o crescimento do pelo. O cabelo transplantado adquire aparência natural com crescimento e fechamento da área calva e permanece assim pelo resto da vida sem apresentar queda, preenchendo e encobrindo toda área para onde foi transplantado.

Marque sua consulta

Open chat